domingo, 9 de fevereiro de 2014

APRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL

(Cerimónia de Apresentação Pública da Associação, em 10 de Março de 2007)
Exmo. e Reverendíssimo Senhor Arcebispo Primaz,
Exmo. Senhor Presidente da Câmara,
Reverendo Senhor Padre Provincial
Prioresa do Carmelo, Madre Maria da Paz de Cristo,
Exmos. Senhores Convidados,
Em meu nome pessoal e na qualidade de Presidente da Direcção da Associação Casa da Irmã Lúcia – Vidente de Fátima, os meus sinceros agradecimentos pela vossa presença.
Apoio esta Comunidade Religiosa Carmelita há já alguns anos, dando sempre graciosamente o meu contributo e o meu tempo disponível para as apoiar naquilo de que da minha prestação depender.
Foi decorrente desta situação que, conjuntamente com esta Comunidade Carmelita, decidimos fazer algo pela Casa da Quinta da Fonte Pedrinha, propriedade deste Carmelo: como sempre, dei o melhor de mim mesmo, na busca de uma solução que fosse a mais adequada, tendo em conta a sua origem, a quem pertencia, a sua história e a sua localização.
Eis aqui a singela e simples história do caminho já até aqui percorrido:
- Este Carmelo é uma Comunidade de Religiosas de Clausura, de Vida Contemplativa e vive exclusivamente das ajudas dos seus amigos e beneméritos, das pensões sociais das Irmãs Idosas em idade de reforma e de trabalhos pouco remunerados.
- Teve esta Comunidade o particular privilégio de ser herdeira da Casa da Quinta da Fonte Pedrinha, propriedade doada à saudosa Irmã Lúcia, pela ilustre Família Pestana de Vasconcelos.
- Esta casa serviu várias vezes de residência à nossa querida Irmã Lúcia e nela nasceu a fundação desta Comunidade Carmelita.
- Por razões de classificação deste imóvel, as obras necessárias à sua ampliação e adaptação a mosteiro, para alojamento do número de religiosas então aí a residir e, portanto, à vida desta Comunidade, não puderam ser autorizadas, tendo sido necessária a construção de raiz de um edifício novo para esse fim, esta casa onde nos encontramos.
- A construção deste mosteiro foi concluído em 1980, tendo a casa da Irmã Lúcia ficado sem utilização a partir dessa data, consequência que criou alguns encargos com a sua manutenção, situação que ainda prevalece actualmente.
- Estávamos nós a conjecturar sobre a melhor ideia para o melhor destino e utilização do imóvel, quando acontece a partida da nossa saudosa Irmã Lúcia. Já tínhamos concluído pela ideia de a destinar a um local para fins sociais, de apoio a idosos, talvez! Contudo e posteriormente ao seu desaparecimento físico, para alegria e surpresa nossa, a Madre descobriu nos arquivos deste Carmelo a manifestação expressa da sua vontade, da sua intenção acerca do destino e da utilização desta casa.
- Em resumo e traduzindo aqui por palavras minhas, escreveu a Irmã Lúcia: “…, que seja nela instalada actividade cujos objectivos sejam o Bem Fazer na Pratica Religiosa Cristã, Espiritual, Social e Material, ou qualquer outro fim enquadrável nestes valores e que respeite os princípios do local onde se situa, o Bom Jesus de Braga, bem como a ligação a esta Comunidade Carmelita”.
- É claro que tínhamos de imediatamente pôr mãos à obra! Assim o fizemos e, no escrupuloso respeito pela sua vontade expressa, temos hoje fundada a “Associação Casa da Irmã Lúcia – Vidente de Fátima”, cujos objectivos estão já consagrados estatutariamente e são“O Bem-fazer na Prática religiosa Cristã, Espiritual, Social e Material, ou qualquer outro fim enquadrável nestes valores e o seu âmbito de acção é nacional”.

- Esta Associação, cujos sócios fundadores são maioritariamente religiosas carmelitas deste mosteiro, para além dos objectivos futuros aqui enunciados, tem por objectivo imediato a reconversão do espaço físico da casa, de forma a adaptá-lo ao cumprimento dos objectivos futuros a que se propõe estatutariamente.
- Em passo sequente procedemos ao levantamento físico e técnico do edifício e, dentro dos condicionalismos legais impostos pela regulamentação aplicável, já elaboramos o pré-estudo do projecto de arquitectura.
- Este projecto destina-se, numa primeira fase, à conversão e utilização do espaço existente, para: o atendimento e acolhimento de pessoas idosas; a ajuda interna ou externa a pessoas carenciadas na saúde e na doença e, ainda, prestação de assistência espiritual. O projecto já foi submetido à apreciação dos serviços técnicos do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, de quem aguardamos deferimento positivo, para imediatamente avançarmos para os passos seguintes, até ao licenciamento das obras.
- Uma vez chegados aqui, tendo em conta o valor das obras de reabilitação, restauro e adaptação do edifício, como angariar cerca de Um milhão de Euros necessários?
- De facto, para obra tão grande só com grandes ajudas de grandes beneméritos! Acreditamos e nesse sentido pedimos para que nos ajudem a levar a cabo esta obra, este projecto, pois, além da função social que cumprirá, respeitaremos de facto a vontade expressa da Irmã Lúcia, e perpetuaremos o seu nome através desta Casa, desta Associação.
- Certamente que a nossa saudosa Irmã Lúcia onde está, ficará muito feliz por esta nossa atitude e reconhecerá a nossa dedicação e a ajuda que os nossos benfeitores ou beneméritos nos darão.
Que Deus a todos nos abençoe e continue a iluminar e a proteger no enfrentar da nossa caminhada da vida, para esta e todas as obras e responsabilidades que por destino nos coube e caberá ainda nas nossas vidas.
Um bem-haja a todos e muito obrigado pela vossa presença.
Carmelo de Braga, 10 de Março de 2007
Manuel da Silva e Sousa
(Presidente da Direcção)

Sem comentários:

Enviar um comentário