segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

13 de Fevereiro de 2011

À esquerda: as artroses da Irmã Lúcia

"FOMOS A FÁTIMA"
A ACIL decidiu organizar uma peregrinação a Fátima por ocasião do VI aniversário do falecimento da sua padroeira, Irmã Lúcia. Num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Braga, saimos daqui 41 pessoas às 6,45 horas do dia 13. Depois de passarmos por Guimarães para acolher mais alguns amigos, fizemos uma curta paragem em Vila da Feira para tomar o pequeno almoço. De novo na estrada, rezamos o terço tão recomendado pela Virgem Maria aos três Pastorinhos. Chegamos a Fátima às 11,40. Estava chuva e frio. Dirigimo-nos para a Igreja da Santíssima Trindade onde participamos na Eucaristia das 12 horas.

Apreciamos um cerimonial muito bem preparado assim como as leituras e homilia. Não gostamos de boa parte dos cânticos por serem demasiado complicados, longos, desconhecidos e com uma tessitura demasiado alta. Aliás, nem o coro se "aprimorou". Não estava habituado, em Fátima, a esta fraca qualidade. Pode acontecer, aceito.
Depois da Eucaristia o autocarro, conduzido pelo Sr. José Carlos, levou-nos até ao restaurante "Coroa de Fátima". Fomos bem servidos e com preço acessível (para peregrinos). Depois de visitarmos os túmulos dos três Pastorinhos fomos, rapidamente, ver uma exposição sobre a Irmã Lúcia, na Domus Carmeli. Foram muito simpáticos.
A hora avançava e, no regresso, não queríamos deixar de visitar o Carmelo de Coimbra onde viveu 57 anos a Irmã Lúcia. Aí tivemos a oportunidade de conhecer bastantes objectos de uso pessoal da Vidente. Digamos que ficamos a conhecer a Instituição a que queremos dar vida dando-a a conhecer.
A partir daí só podíamos tomar o caminho de Braga pois a noite aproximava-se. Não quisemos "gastar" o tempo sem um objectivo. Assim, já que não podemos, nem temos vocação, para a vida contemplativa Carmelitana, quisemos, pela oração de Vésperas, associar-nos a elas e a toda a Igreja orante a fim de que Deus continue a ter paciência com os desvarios da humanidade.
Creio que todos ficaram com vontade de fazer mais "caminhadas" deste género e de partilhar com outros a experiência de oração e companheirismo que tivemos.
Parabéns a quem participou, a quem teve a ideia e a quem contribuiu para a sua concretização.




Sem comentários:

Enviar um comentário