quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Visão do Sr. Cón. Fernando Silva


CASA DA IRMÃ LÚCIA

Possui a cidade de Braga dois monumentos ligados à vida da Irmã Lúcia que esperamos em breve venerar nos altares:
A casa que pertenceu a D. José Alves Correia da Silva, em Frossos. Na Capela desta casa recebeu o sacramento da Confirmação, pediu a sua mãe permissão para entrar na vida religiosa e passava férias;
A casa da Família Pestana de Vasconcelos onde passava férias com esta família a qual, em hora feliz a doou ao Carmelo.
Quanto mais o tempo avança, mais preciosos se tornam estes dois monumentos. Em toda a Igreja, tudo o que liga com a vida de um santo é guardado ciosamente. Penso nas muitas recordações de S. João Maria Vianey, em Ars; de Santa Maria Bernardete em Lourdes e Nevers; de S. Francisco, em Assis, etc.
O Santuário de Fátima dá-nos o exemplo de guardar ciosamente tudo o que se relaciona com a vida dos Pastorinhos.
São estes e outros exemplos que nos inspiram a preservar a Casa da Serva de Deus Irmã Lúcia, no Bom Jesus, como joia preciosa que os vindouros hão-de apreciar.
Pretendemos que ela seja um Memorial daquela a quem Nossa Senhora entregou a Mensagem de Fátima e acompanhou até á sua partida para o Céu.
Ele ficará enquadrado num conjunto que guardará para sempre esta memória e abrigará uma obra sócio-caritativa que, eventualmente, o Carmelo do Imaculado Coração de Maria, nas suas dificuldades económicas, beneficiará com os seus rendimentos.
A urgência desta obra não permite mais adiamentos. Com efeito:

a) A Casa da Irmã Lúcia vai-se degradando inexoravelmente, com o tempo e caminha para uma impossibilidade de recuperação, como acontece a qualquer outra construção. Trata-se de uma casa antiga que apresenta sinais visíveis de degradação e ruína.

b) O projecto que é possível realizar hoje possivelmente não o será de aqui a algum tempo, quer por falta de investidores quer, sobretudo, por falta de pessoas competentes e generosas que não duram para sempre na terra.

c) Não há miras económicas no que se faz. Trata-se apenas de procurar um modo económico inteligente para tornar possível esta realização.

d) A proximidade do Carmelo Imaculado Coração de Maria em que vão viver os utentes poderá ajudá-los a preparar melhor a grande viagem, pelo testemunho que dele recebem de vidas totalmente voltadas para o Céu.

e) A estância do Bom Jesus ficará, deste modo, enriquecida com mais esta obra a lembrar a Serva de Deus Irmã Lúcia, tornando-se para todos os que visitam o Bom Jesus do Monte uma visita obrigatória e um chamamento a meditar na Mensagem de Fátima.
Em breve celebraremos mais um aniversário da partida para o Céu da Serva de Deus Irmã Lúcia. Queremos oferecer-lhe a prenda do recomeço seguro e entusiasta de todo este processo.

Não deixemos, pois, que o “Inimigo do homem” entrave por mais tempo este esforço para tornar mais visível a presença da Irmã a quem Nossa Senhora apareceu.


Braga, 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário